Faixa Preta

Que bom seria se as conquitas da vida fossem divididas em faixas como em qualquer luta marcial. Seria simples não se perder pelos caminhos da vida, confundir obejtivos ou até experimenatar algumas frustrações.

Em qualquer tatame, sobre a doutrina de qualquer mestre, a faixa simboliza uma única coisa: conquista. Imagine o quanto seria interessante se pudessemos saber das conquistas das pessoas logo de cara. Ah ok! Aquele senhor já conquistou o que queria, ou rir do jovem que mesmo crescido não conseguiu alcançar o grau que desejava.

Nós meros mortais e os disciplinados lutadores dividimos um sentimento, quase uma convicção: Conquistas mudam as pessoas. Desde o começo do processo, ao sair da zona de conforto até o êxito final, podemos acompanhar uma transformação irreversível, seja na vida ou no modo de combate.

No entanto, as faixas e as conquistas não são apenas para que os outros se deem conta de onde chegamos. Serve para que o lutador tenha auto-confiança, saiba do que é capaz e não se esqueça do suor derramado nos tatames, da dor de cada golpe.

E é este sentimento que o leva ao próximo combate, a certeza de onde chegou e a possibilidade da nova conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário