Uma horta de projetos

Não, elas ainda não germinaram. Mas quem pode apressar a natureza? Seria uma presunção oferecermos atalhos ao caminho natural das coisas? Presunção com certeza, mas quem sabe não poderíamos enxergar o desenvolvimento de nossos projetos de uma forma diferente?


Um dos antigos males do novo século é a famigerada ansiedade. Toda a sabedoria da natureza repousa sobre um princípio simples: aguardar o momento certo para que as coisas aconteçam. Comprei algumas sementes, resolvi fazer uma pequena horta de temperos e foi então que alguns pontos sobre gerenciamento de projetos me ocorreram.

  1. Das expectativas

Não colheremos pimentões onde havíamos plantado salsa. Isto é um fato. E ilustra perfeitamente a questão das expectativas geradas, para uma colheita feliz (sem trocadilhos) é preciso começar por um plantio consciente.


Outro ponto igualmente importante é que se plantarmos salsa, colheremos salsa. Mas somente se a plantarmos, ou seja, não podemos esperar resultados positivos de um projeto onde não haja iniciativa. Rasgue os planos e os recicle em atitudes.

Retiramos dois pontos de destaque, o primeiro: esclareça a todos o que esperar do projeto. E o segundo: Executar uma tarefa vale mais pontos do que enumerar 10 possibilidades de como fazê-la.

  1. Do prazo

Observando com carinho a hortinha, descobri algo fascinante: a mãe natureza não faz hora extra. Ou seja, cada pequena atitude, cada pequena tarefa, cada pequenino gesto tem seu tempo de acontecer e deve ser respeitado. Cada semente tem seu tempo de plantio, germinação, poda, transplante e de colheita. Neste ponto da observação, ficou claro que descrever este projeto num gráfico de Gantt, de forma linear, não é a melhor forma de fazê-lo. O cultivo de sementes, assim como os projetos obedecem um ciclo. Fiquem atentos quando digo ciclo, só podemos considerar um ciclo quando este se fecha.

Trocando em miúdos, se pularmos alguma parte do ciclo, estamos determinando que ele não se completará. Caso queiramos retornar para completar a parte restante, fica impossível fazê-lo sem passar pelas etapas anteriores do ciclo. O fato é que negligência gera retrabalho. Retrabalho gera desgaste e compromete diretamente o tempo de vida útil do projeto.

Temos mais um ponto de destaque, respeite o tempo de cada tarefa. Não deixe nada passar, procure completar o ciclo de seu projeto com capricho. Evitando retrabalho você evita, por conseqüência, desgastes. Sendo assim, a vida útil do seu projeto aumenta. E quanto maior for sua vida útil, mais relevância seu projeto ganha.

ó posso agradecer ao meu tio mais velho – que tem idade para ser meu avô – pelo que me disse: - Filho, quer conhecer sobre qualquer coisa? Observe a natureza. Que tal sair da sua mesa e sujar as mãos de terra plantando algumas sementes? Projetos melhores e quem sabe algumas flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário